Endereço : Av. T-1, 800 - St. Bueno, Goiânia - GO, 74210-045


Contato : (62) 3239 - 5000 | contato@hospitaliag.com.br

TROMBOSE E COVID-19: FIQUE ATENTO!

Já sabemos que os problemas vasculares estão entre os fatores de risco da Covid-19. O aparecimento do problema vem variando de acordo com cada indivíduo. Algumas pessoas foram acometidas durante a infecção e outras até 45 dias depois do diagnóstico inicial.

É importante entender que a trombose pode ser venosa ou arterial, de acordo com a parte da circulação que atinge.

Normalmente, os pacientes que desenvolveram a forma mais grave, que estavam internados, tiveram um comprometimento arterial. A trombose venosa ocorreu em uma proporção maior em pessoas que estavam se tratando em casa, com infecções menos agressivas.

A principal complicação da trombose venosa é a embolia pulmonar, que ocorre quando um coágulo ou parte dele se desloca de uma veia até as artérias pulmonares – o que pode ocorrer nos casos de Covid-19. Os principais sintomas da embolia pulmonar incluem dificuldade para respirar, muitas vezes acompanhada de tosse e sem motivo aparente, e dor súbita no peito que piora quando a pessoa inspira profundamente.

Embora a trombose possa ser totalmente assintomática, fique atento para uma série de sintomas não-respiratórios que devem receber atenção especial, por estarem relacionados à Covid-19, como:

Dores nos membros inferiores, sensação de formigamento e queimação nas pernas, inchaço e rigidez na musculatura e mudança na cor ou temperatura do membro afetado.

Em caso de algum sintoma é fundamental procurar ajuda médica rapidamente, pois isso pode sinalizar para um quadro grave da complicação.