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"tabaco"

 

Confira um pequeno material fornecido pela Dra Juliana Rodrigues e Silva sobre o "Tabaco".

 

Dr Marcos Antonio Carneiro

 

 

 

Motivação em Alta.

 

Para de fumar é a coisa mais importante que você estará fazendo nas próximas semanas:

 

"50% dos fumantes morrem precocemente."

 

Parar de fumar pode lhe dar mais 10 anos de vida e com qualidade!

 

Faça uma lista dos seus motivos:

 

Ganhar tempo de vida com saúde.

Ficar livre de uma dependência e reassumir o controle de sua vida.

Não ser discriminado em restaurantes, nos shoppings e no trabalho.

Ter maior aceitação social.

Não ter mais aquele odor e hábito desagradável.

Economizar um dinheirão, antes gasto em cigarros e futuramente em remédios.

Viver em um lar mais saudável para você e seus familiares.

Eliminar o sentimento de culpa e vergonha por fumar.

 

Tratamento

 

Marque um dia para cessar definitivamente.

Elimine todos so cigarros que tem em casa, no carro, no trabalho.

Avise seus amigos e familiares que atravessará um período que vai requer apoio.

Programe para evitar gatilhos que lhe dê vontade de fumar: café, bebidas alcoólicas, dirigir, falar ao telefone, encontros sociais, etc.

Entre em um programa de exercícios.

Tenha chiclete diet ou alimentos que não engordem para satisfazer a necessidade de comer.

Beber um copo de água ajuda a aliviar a necessidade compulsiva de fumar.

Conforme orientação médica, tome medicamentos que ajudem a superar esta fase. Os remédios que repõem a nicotina e os antidepressivos podem triplicar a sua chance de sucesso em parar de fumar e em evitar a recaída.

 

Enfrentando a abstinência

 

Tenha um plano até esta data:

 

Inicie um programa de exercícios.

Treine ficar sem cigarro: tente não fumar por certos períodos, como após o almoço e vá criando suas soluções.

 

Na véspera da sua data:

 

Não tenha cigarros perto de você.

Escreva uma declaração sobre o porquê você quer parar de fumar.

Não marque compromissos em locais que vão deixá-lo com vontade de fumar.

Deixe água e gomas de mascar disponíveis para as crises de fissura.

 

Na "HORA DO DESESPERO" por um cigarro:

 

Observe que a fissura não dura mais que um minuto.

Tomar dois copos com água; além de passar a vontade de fumar, não engorda e desintoxica.

Nos casos que for impossivel suportar, procure seu médico para ser orientado quando ao uso de medicamentos. Os medicamentos existem, são efetivos, são mais baratos que continuar fumando e não causam efeitos colaterais muito importantes.

 

Outros Recursos:

 

Procure um grupo de apoio:

Inicie uma dieta. Parar de fumar provoca um ganho de 500 calorias por dia.

O ser humano está sempre em busca da felicidade. Vencer desafios faz parte destes ciclos da vida.

O orgulho que você sentirá de você mesmo e o exemplo servirá para seus próximos é imensurável.

So conseguem aqueles que tentam.

 

A maior dificuldade é a dependência pela nicotina.

 

Os sintomas de abstinência são: nervosismo, perda da concentração, fissura por uma tragada, fome, tristeza, prisão de ventre e alteração do sono.